quinta-feira, 24 de setembro de 2009

A mais favorável eleição para os socialistas

Eu não precisaria escrever mais nada, pois o título já diz tudo. Porém, vamos esmiuçar o cenário atualmente.

Definitivamente, foi a maior surpresa Eduardo Campos, PSB, ter vencido o 2º turno contra Mendonça Filho, PFL. Todos os cenários apontavam 2º turno entre Mendonça e Humberto Costa, PT. Aliás, conquistaram ótimas bancadas federais e estaduais, além do PSB, o PTB e o PT. Seria díficil desconstruir uma imagem de boa administração jarbista. Uma imagem que poderia até valer internamente (com que eu discordo), mas não havia nenhum resultado externamente, para a população. Então, foi necessário fazer obras para resolver os problemas urgentes e mostrar trabalho à população.

Começou a se construir os três hospitais metropolitanos, para que os hospitais de referência de dentro do Recife fossem desocupados por "ambulâncias" e ônibus de pacientes vindos do interior. Além de causar superlotação nos hospitais, bangunçam o trânsito já tumultado da cidade.

Começou a se pensar em projetos de mobilidade urbana - corredores de ônibus e expansão do metrô, principalmente. E, para isso, é preciso mais obras.
Corredor Leste-Oeste, que, na minha opinião, deveria ser mais limitado ainda, proibindo a circulação direta de carros na Avenida Conde da Boa Vista, aproveitando a atual faixa para ciclistas.
Criação do binário da PE-008 - Estrada da Batalha, em Jaboatão dos Guararapes.
Planejamento do binário da BR-101, na altura do Hospital da Clínica.
Com a Copa 2014, será pensada uma intervenção na Avenida Caxangá.

Por fim, além de outras inumeráveis medidas, ações visíveis no campo da segurança pública - repressiva e preventiva.

Assim, os frutos estão sendo colhidos agora. Ciro Gomes, deputado federal pelo Ceará, está bem cotado entre os presidenciáveis.
Aqui em Pernambuco, a oposição se digladia em torno de discussões sem fim para encontrar um nome à altura de enfrentar Eduardo Campos, bem avaliado e com altas taxas de aprovação. Não é à toa que Joaquim Francisco, ex-PFL, agora está no PSB para concorrer a deputado federal. Os planos é de que a bancada federal e estadual aumentem, tornando o PSB um partido grande, como o PT.
Sílvio Costa e seu filho, com o novo alinhamento do PMN contra o Governo Lula, foram para o PTB, possibilitando com que a bancada não diminua tanto com a saída de José Múcio Monteiro (deputado federal, foi indicado para o TCU) e Armando Monteiro Neto (deputado federal, concorrerá ao Senado).
Enquanto isso, João Paulo percorre o Sertão, o Agreste e a Zona da Mata para divulgar ações de sua pasta, uma secretaria no Governo Eduardo - e para fazer alianças com lideres locais.

Os PSDB, PFL e PMDB estaduais querem forçar Jarbas, PMDB, a lançar logo sua candidatura ao Governo, enquanto este "tem paciência". Além dele, Marco Maciel, PFL, não quer fazer "propaganda antecipada". Pior pra ele, Armando Monteiro Neto já está na internet.
Sérgio Guerra, PSDB, joga pela oposição, mas flerta muito com o Governo. Sua bancada estadual na Assembleia vota 80% dos projetos do Executivo com o Governo. Se sua barca ao Senado furar até as convenções, sairá como deputado federal pelo PSDB, do lado do governo. Seria somente umas pequenas adequações de algumas teses.

Enquanto isso, o PP e o PR vão fazer chapinha, que já nasceu dividida, além de ter rendido críticas do Governo; o PV e o PPS são contra o Governo Lula e Eduardo Campos, mas não apresentam tese alguma.

É o que temos hoje: a única incerteza é quanto a Sérgio Guerra: Oposição ou Governo?

Quer uma dica, Sérgio Guerra? Uma chapa proporcional PSDB-PTB ajudaria tanto um quanto outro partido na Câmara Federal. Aceita a convite.