quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Chance bem aproveitada

Quando Eduardo Campos assumiu, o povo de Pernambuco estava dizendo: "Vamos te dar esta chance, não a desperdice!". Depois dos escândalos dos precatórios, quando Miguel Arraes (PSB) era Governador e Eduardo o secretário da Casa Civil, Arraes não conseguiu se reeleger em 1998, assumindo Jarbas (PMDB) e Mendonça como vice (PFL). E Eduardo não está a desperdiçando.
Ele retomou vários programas do Governo Miguel Arraes, como o Chapéu de Palha e o Todos com a Nota, mas com uma roupagem nova. No programa Chapéu de Palha, além de uma quantia a ser paga ao trabalhador rural no período entressafras, o Governo Estadual dá cursos técnicos em várias áreas.

Isso possibilitou que o PSB ganhasse mais prefeituras no Estado e no País, além dos 3 (parece que é 3) governos estaduais que têm.
Esse poder refletiu nos partidos oposicionistas. O Deputado Raul Jungmann (PPS) estava pensando em levar o partido para a base governista, mas teve que recuar quando o PPS decidiu se fundir ao PSDB. No PV, é quase certo ir para a base governista.

Com esse poder, o PSB poderia simplesmente pedir mais algum cargo federal, mas Eduardo pensa mais alto. Pensa na cadeira de Presidente da República. Nomes já tem, ele próprio ou o Deputado Ciro Gomes (PSB-CE). Mas não fará sem pedir permissão àquele que tudo pode, o Presidente Lula.

Assim, o PSB se firma como segunda opção político-partidária de esquerda no estado, e qualquer partido que quiser ter um apoio bom no Estado, terá que procurar o partido.

Lembrem-se: 2010 está aí, e, além das cadeiras de Governador, Deputados Estadual e Federal, tem a renovação de 2/3 das cadeiras de Senador. Sérgio Guerra (PSDB) e Marco Maciel (PFL) vão disputar, e não estão tão visíveis, pois perderam o apoio dos Coróneis Inocêncio Oliveira (PR) e Severino Cavalcanti (PP). Para o Senado não concorre nenhum pê-esse-bista, mas o apoio será fundamental.

Como é importante, vou marcar a posição do blogue. Não aceitamos extremismos, de modo que tentaremos abordar todos os lados da história.

3 comentários:

Magno disse...

www.ptpernambuco.blogspot.com

Renan bastos, será um prezer receber sua visita.
Magno

DANIEL PEARL disse...

Renan, agradecemos o apoio ao blog Oficial da DILMA ROUSSEFF. Um forte abraço, Daniel - editor

Magno disse...

Rennan estamos juntos nessa empreitada contra essa matula de tartufos, precisando cá estamos, é ´so enviar que nós postaremos, frte abço.Magno