terça-feira, 23 de junho de 2009

Mudando a noção de transporte

Algumas obras mudarão o conceito de transporte que temos hoje.

Uma obra com menos impacto hoje, mas que será complementada posteriormente é a requalificação da Avenida Engenheiro Abdias de Carvalho. De um modo geral, acabarão os giros à esquerda. Assim, só existirá cruzamentos. Para receber os fluxos de carros que atualmente giram à esquerda (por exemplo, na Rua João Ivo da Silva, na Rua Carlos Gomes e na Avenida General San Martin), esses cruzamentos necessariamente passarão por um alargamento ou se tornarão mão única.
A Rua João Ivo da Silva já é mão única, somente sendo necessário facilitar o acesso para o cruzamento.
A Rua Carlos Gomes é mão dupla. Provavelmente se tornará mão única sentido Bongi - Prado, sendo necessário recapear as ruas de acesso à ela. Os ônibus que voltam por ela atualmente, passariam a entrar na Rua João Ivo da Silva.
A Avenida General San Martin também é mão dupla, mas se manteria nessa condição devido a sua singularidade: por ela passam indo e voltando do Centro as linhas Jardim São Paulo (Abdias de Carvalho), Jardim São Paulo (Piracicaba) e San Martin (Largo da Paz). Assim, seria necessário construir um acesso para a linha San Martin (Abdias de C arvalho) e para os carros, que atualmente giram à esquerda, e alargá-la.

Outra obra é o corredor central de ônibus da Avenida Engenheiro Domingos Ferreira. Essa mudará principalmente o conceito de transporte coletivo pelas classes mais altas, até mesmo se essa obra for integrada posteriormente ao Corredor Norte - Sul.
Nos mesmos moldes do Corredor Leste - Oeste, o corredor da Av. Eng. Domingos Ferreira se baseará na Avenidade Conde da Boa Vista para não serem cometidos os mesmos erros. Se manterão duas faixas para o táfego misto.

Por fim, a obra de binário que começará em breve na PE-060, mais conhecida como Estrada da Batalha, em Jaboatão dos Guararapes, extensão da Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, de Recife. Será uma obra de complemento tanto de tudo o que foi feito na Imbiribeira no passado como do que foi feito recentemente na BR-101.

Essas obras mudarão o conceito de transporte que temos hoje, eminentemente individual (carro e moto) , para um transporte mais coletivo. Ao dar prioridade ao transporte coletivo, o poder público vai mudar a mentalidade das pessoas e, quem sabe, um dia, a classe média passe a usar mais o metrô e o ônibus.

Um comentário:

Germano Rocha disse...

As obras de requalificação feitas pela CTTU para Av eng. Abdias de Carvalho-Prado não estão levando em conta as ruas, como Rua Gervasio Campelo, com casa com mais de 50anos de construção que receberão um fluxo grande e pesado de veiculos. Como ficarão seus moradores sem poderem parar em suas portas, estacionar, e as estruturas das casas quando abaladas quem será responsabilizado? Os imoveis terão seus valores minimizados pela qualidade(?) existente. Não existe um estudo de impacto no ambiente e seus moradores não foram comunicados em nada. Isso é democracia? Eu chamo de imposção de poder de governo!